Confira as perguntas e as respostas
Enviado em 20/10/2024 às 12:22 por: Ewerton Eduardo / Caruaru - PE
Boa tarde Ewerton. Para responder essa sua pergunta, terei que fazer um resumo de tudo que passei naquela época para que todos saibam a verdade sobre o que você está perguntando. Por muitos anos eu fiz check-up médico em Salvador no Hospital Aliança com o Dr. Jackson Noya. Amante de atividades físicas e esportes, sempre pratiquei natação, musculação, corrida, bike, caminhadas, além de ter na maratona de shows uma prática regular de exercícios aeróbicos já que eu sempre cantei e dancei ao mesmo tempo em milhares e milhares de shows que já fiz. Tinha então uma saúde perfeita e meus ckeck-ups médicos regulares sempre davam excelentes resultados. Até que, no início de 2010, o Dr. Jackson Noya detectou em mim uma baixa de Testosterona. Pediu mais exames e detectou em mim Varicocele Bilateral https://hospitalsiriolibanes.org.br/blog/urologia/varicocele-saiba-mais . Me enviou ao Dr. Elsimar Coutinho, já falecido, que comprovou em mim com mais exames a Varicocele Bilateral. No seu consultório na Rua Chile, em Salvador, Elsimar me perguntou se eu gostaria de me operar dizendo que a cirurgia só dava certo em 50% dos homens. Eu quis e então ele me enviou para a sua clínica CEPARH https://ceparh.com.br/ . Lá, fui atendido por seu sócio o Dr. Gabriel Atta que comprovou mais uma vez com novos exames a Varicocele Bilateral. Me operou e voltei na clínica meses depois para ver se a cirurgia funcionou em mim. Não funcionou, segundo o Dr. Gabriel Atta. Os três médicos conversaram e então o Dr. Jackson Noya me sugeriu, repetindo o que os três médicos, segundo ele, decidiram sobre mim, que eu buscasse o melhor Endocrinologista da Bahia para manter os meus níveis de Testosterona segundo as recomendações da Medicina para homens. Segundo eles, eu, cantor que me desgastava muito cantando e dançando nas minhas apresentações e ensaios; que perdia noites viajando e trabalhando; que não tinha horários de alimentação e sono regulares; que fazia muitas atividades físicas; que vivia me apresentando em TV e rádios o tempo inteiro, deveria repor a minha Testosterona já que é a Testosterona que mantém a força e o vigor do ser humano masculino. Acreditei neles. Pensei bastante e decidi ir buscar o melhor Endocrinologista de São Paulo, a cidade mais desenvolvida do Brasil. Na época, 2010, a única pessoa de São Paulo ligada à Medicina que eu conhecia era uma médica cirurgiã que havia operado o meu nariz no início dos anos 2000. Ela era uma grande amiga minha na época, de muita confiança minha e de Cristiane Freire. Lhe pedi que me indicasse o melhor Endocrinologista de São Paulo. Relatei tudo para ela, lhe enviei meus exames e a conclusão dos meus médicos baianos e ela me disse: "Netinho, você não vai ao melhor Endocrinologista de São Paulo, vai ao melhor Endocrinologista do Brasil, meu amigo fulano! Não vou citar publicamente os nomes desses dois médicos pois já os citei muitas vezes e quem leu, leu. Pra mim, são página virada.
A partir daqui a história é muito longa e a tenho documentada em mais de 100 documentos e relatos de testemunhas vivas.
Entrei em contato com o tal médico de São Paulo, muito famoso e amigo da doutora, que me consultou à distância vendo meus exames da Varicocele e me pedindo um enorme exame de sangue que fiz em Salvador no laboratório LEME https://lableme.com.br/ e o enviei. Semanas depois, aquele médico me orientou a ir buscar com ele minhas receitas. Fui com Cristiane Freire. Um consultório muito luxuoso em bairro nobre de São Paulo. Lá, ele, cheio de argumentos, me fez uma série de questionamentos e me induziu a acreditar que eu tinha problemas de sono, NUNCA TIVE; baixa libido, NUNCA TIVE (não podia ver uma fechadura de porta que já ficava animado; cansaço, SEMPRE ESTAVA DISPOSTO e alerta, sou hiperativo, entre outras coisas. Me assustou com uma série de problemas de saúde que eu poderia ter, segundo ele. Era um médico e eu acreditei nele. Além disso, era amigo de uma, na época, amiga médica, cirurgiã famosa, que eu gostava e respeitava muito.
O que aconteceu?
O tal médico me deu pessoalmente no seu consultório em São Paulo e na presença de Cristiane Freire, duas receitas: uma impressa com uma série de fórmulas para manipulação em farmácia. Quando eu lhe perguntei em qual farmácia de São Paulo eu deveria comprar as fórmulas manipuladas, ele me disse: "Você vai comprar esses medicamentos em uma farmácia em Fortaleza, a Farmácia Evidence!". https://www.farmaciaevidence.com.br/ciencia-pesquisa/ . Eu então lhe questionei por que eu teria que comprar aquelas manipulações em uma farmácia em Fortaleza, já que eu estava em São Paulo e morava em Salvador/BA. Ele me respondeu: "Porque é a única farmácia do Brasil que eu garanto que manipula as fórmulas com material importado!". Acreditei nele, era um médico famoso. Passei quase dois anos comprando trimestralmente as fórmulas daquele médico na farmácia Evidence em Fortaleza/CE. Eram caixas grandes cheias de saquinhos de plástico que eu deveria tomar com água seis vezes por dia. Haviam os pacotes lilás e os pacotes vermelhos. Passei quase dois anos seguindo religiosamente as orientações daquele médico que incluíam também fórmulas fitoterápicas, várias, que ele me receitava de tempos em tempos. Eu usei tudo que ele me indicou.
Em seguida, no seu consultório, me apresentou a outra receita. Era escrita à mão, em papel timbrado com a marca da sua clínica. Peguei a receita e, o que Deus faz, a única palavra que eu entendi naquela caligrafia de médico foi "stanozolol". Eu já fazia musculação desde 1992 e conhecia alguma coisa de anabolizantes através de conversas em academias e "stanozolol" era o nome científico do anabolizante mais barato, e popular, "Winstrol", usado frequentemente por muitos praticantes de musculação que desejam "crescer" rapidamente. Eu sabia que até mulher que fazia uso de anabolizantes ficava com a voz grossa e eu sou tenor, tenho a voz muito aguda. Aquilo me fez lhe perguntar se eu teria mesmo que fazer uso de anabolizantes. Ele respondeu: "Netinho, deixa eu abrir o jogo: tudo que estou lhe receitando são doses muito pequenas e são doses para mulher. Não se preocupe, não vão lhe fazer mal algum. Você terá sua Testosterona de volta e ficará com ótimo corpo e enorme disposição. Não se preocupe com sua voz". E não me fez QUAISQUER OBSERVAÇÕES quanto a restrições que eu deveria fazer por tomar todos aqueles medicamentos. NADA. Naquela época eu era um cantor que não tinha tempo para nada além do trabalho. Eu só entendia de música e aquele médico me convenceu facilmente. AQUILO ME ENCHEU OS OLHOS, imagine um médico muito famoso lhe dizendo que suas fórmulas e medicamentos iam lhe deixar saudável e muito disposto sem correr qualquer risco em sua saúde. Muito menos na minha voz, ele me garantiu. E era um médico famoso e rico, amigo de uma amiga minha médica cirurgiã muito famosa e rica também. Acreditei nele. Acredite em ambos. Como eu ia duvidar naquela época? Então lhe perguntei: “E esses anabolizantes e tudo mais, eu terei que comprar também na farmácia Evidence em Fortaleza?” Ele respondeu a mim e a Cristiane Freire: “Não. Esses medicamentos você poderá comprar no Mercado Negro mas não se preocupe pois eu tenho tudo aqui.” Ele se levantou, abriu as portas de um armário branco que ia do chão ao teto e foi tirando de lá vários produtos e os colocando na mesa em minha frente. “Aqui a insulina, os anabolizantes, o GH eu só tenho metade e você receberá a outra metade pelos Correios em um isopor com sacos de gelo.” E continuou: “Você usa Whey Protein? Albumina em pó? Termogênico?” E foi colocando tudo em cima da mesa. EU NÃO SABIA NAQUELA ÉPOCA QUE MÉDICOS SÃO PROIBIDOS DE VENDER MEDICAMENTOS. E ELE ME VENDEU. Como eu disse, naquela época eu era um artista que só pensava em música. E ele era um médico famoso indicado pra mim por uma amiga médica cirurgiã muito famosa e bem sucedida. Como eu ia desconfiar? Aquele dia eu deixei na sua clínica à vista, R$12.000,00 era dezembro de 2010, imagine! Além de R$650,00 que eu já havia pago antecipadamente pela consulta.
Eu não contei a ninguém que estava tomando anabolizantes receitados pra mim por um médico famoso pois não queria meu nome de artista ligado a anabolizantes. Nem para meu médico Jackson Noya eu contei e ele NADA PERCEBEU nos ckeck-ups médicos que fez em mim nos dois anos seguintes quando eu fiz uso dos produtos. Contei para uma irmã fisioterapeuta e ela me disse: 'Netinho, esse médico vai te matar!". Eu lhe respondi: "Cale a boca pois quem me indicou esse médico foi minha amiga médica cirurgiã, fulana, que você sabe quem é. Estou seguro!".
Passei quase dois anos seguindo religiosamente as instruções daquele médico. Fazia exames médicos de três em três meses no laboratório Leme em Salvador e enviava para ele que modificava as fórmulas que eu comprava na Farmácia Evidence em Fortaleza. Os anabolizantes e outros produtos como insulina e GH, o médico mesmo me vendia pessoalmente, via Correios e certa vez através de um emissário que trabalhava comigo que ia pegar os produtos no consultório dele em São Paulo. Agora veja, em 2011, aquele médico chegou a me atender pessoalmente em seu consultório que havia se mudado para a clínica famosa daquela minha amiga médica cirurgiã que me indicou ele. Eu de nada desconfiei.
E o que aconteceu?
Em junho de 2012, eu vi num exame de sangue meu feito no laboratório Leme em Salvador, que a minha Testosterona estava em inacreditáveis 18ng/dl. Gelei. Aquilo me confirmou que aquele médico estava me iludindo e estava ganhando muito dinheiro comigo. Entrei no tratamento com ele justamente para elevar o meu nível de Testosterona que estava em torno de 180ng/dl dois anos antes e DOIS ANOS DEPOIS de tratamentos envolvendo anabolizantes, insulina, GH, diversas fórmulas fitoterápicas e muito dinheiro meu, estava em 18ng/dl. Imediatamente chamei Cristiane Freire e lhe disse: “Cris, esse médico está me roubando. Vou parar de tomar suas indicações e nunca mais irei a ele nem atenderei seus telefonemas. E assim fiz.
E o que aconteceu?
Em março de 2013, eu morava no Rio, tinha duas bandas uma em Salvador e uma no Rio, fui a Salvador ensaiar com a minha banda de lá para fazer os shows do verão. No primeiro ensaio, cantei sentado por uma hora e paramos para um lanche e um café. Quando eu tentai me levantar, minha perna direita não estendia e se eu tentasse, uma dor lancinante eu sentia na minha virilha direita. Imediatamente pedi a meu motorista na época, Jorge Malta, que me levasse ao Dr. Lapão, médico esportista muito bem conceituado. Eu era esportista e fui logo a ele. Fui no Hospital Aliança em Salvador. Disso foi um acontecimento atrás do outro, todos inacreditáveis. Mas sobrevivi!
Em 2016 eu entrei na minha conta do Facebook https://www.facebook.com/NetinhoOficial/ e postei que estava escrevendo um livro para contar toda a verdade que aconteceu comigo no período que adoeci em 2013, 2014 e 2015. O tal médico leu, foi a Brasília e me processou pedindo ao juiz que me proibisse de citar seu nome em livro, palestra, etc. Naquele momento eu estava negociando o meu livro com duas editoras, uma do Brasil e outra de Portugal, e tive que cancelar tudo pois meu advogado me disse que enquanto o processo não fosse resolvido, eu não poderia lançar meu livro. Também tive que cancelar o lançamento de uma palestra que eu estava treinando há quase um ano com Yang Mendes (Eloquence Oratória - https://eloquence.com.br/ ). Por ter me curado no Hospital Sírio-Libanês, Dr. Roberto Kalil havia me convidado para lançar a minha palestra no teatro do Sírio-Libanês e no teatro do INCOR, ambos em São Paulo, e eu aceitei. Por causa do processo do tal médico, precisei também cancelar a palestra e seus lançamentos.
Eu nunca tive a intenção de processar aquele médico pois acredito que cada um recebe as consequências por suas atitudes. Como ele me processou, o processei também com mais de cem provas documentais e testemunhais. Esse processo está rolando na Justiça. O processo que ele colocou contra mim eu venci pois o veredito final na última instância foi que eu POSSO SIM LANÇAR O MEU LIVRO pois nele não cito absolutamente NADA da vida pessoal do médico E SIM as verdades com detalhes e centenas de provas do tratamento que ele me vendeu e que quase me tirou a vida.
Observação: na época, meu livro concluído tinha em torno de 700 páginas pois o escrevi citando dia após dia nos hospitais e tudo que aconteceu aqueles dias, com fotos, receitas, fórmulas, visões que tive, comunicados via e-mail com o médico e suas secretárias, com a farmácia Evidence, visitas que recebi e detalhes que NINGUÉM SOUBE pois a mídia nunca se interessou em mostrar. Hoje, ninguém lê um livro grande imagine um livro com 700 páginas. Para eu lançá-lo, eu preciso reescreve-lo resumindo bastante tudo e deixando apenas os detalhes e provas inacreditáveis. Como tenho me dedicado à música e ao meu trabalho de vida de alegrar pessoas com música positiva, ainda não tive tempo para reescreve-lo. Sei que quando eu fizer isso, meu livro irá salvar muitas vidas , principalmente de jovens e de iludidos desinformados que seguem caindo no “canto de sereia” de “médicos” famosos em redes sociais e na mídia.
Observação 2: não relatei nem 1% de tudo que me ocorreu naquele período. Isso é um resumo do resumo do resumo do resumo…
Enviado em 25/10/2024 às 11:11 por: Eva Cristina / Santa Bárbara - MG
Sim. Gravarei a música em novembro e a lançarei em dezembro visando o verão 2025 e as grandes festas.
Enviado em 24/10/2024 às 17:09 por: Eva Cristina / Santa Bárbara - MG
Olá Eva, as respostas às perguntas eu coloco aqui nessa página como anunciei algumas vezes. Não tenho como enviar respostas via e-mail, ok? Sempre cantei onde me contrataram para cantar e sigo trabalhando dessa forma como sempre fiz. Não sou eu quem decide para quais cidades levarei o meu show.
Enviado em 23/10/2024 às 10:05 por: Bruno Spinasse / João Pessoa - PB
Olá Bruno. Creio que essa maneira de ser e de agir está no meu DNA. Sendo assim, não consigo agir de outra forma. Em relação a isso, minha mentalidade foi formada quando eu era muito jovem e por isso segue sem sofrer modificações já que é algo que mantém minha alegria de viver e meu orgulho por fazer muito bem às pessoas passando mensagens apenas positivas através das músicas que escolhi para gravar e cantar. Enquanto eu for vivo, será assim! Obrigado pela pergunta.
Enviado em 22/10/2024 às 23:23 por: Erisandra Freitas / Belém - PA
Lembro sim e me diverti com você e sua filha. Até hoje te espero para um café, rssss... Agora falando sério, vivi incontáveis situações com fãs e uma delas que nunca esqueço aconteceu em Montes Claros/MG há muitos anos quando eu havia acabado de me casar. Quando cheguei com minha banda ao hotel e estávamos fazendo nosso checkin na recepção, o gerente me disse: "Netinho, sua esposa chegou cedo e está no seu quarto te esperando". Eu sabia que não era minha esposa pois eu a havia deixado em Salvador. Subi sozinho e quando abri a porta do quarto, a surpresa: Havia uma adolescente sentada na minha cama do quarto com uma mala ao seu lado. Era uma fã adolescente que convenceu o gerente que era a minha esposa e conseguiu subir. Naquela época eu tive muitos fãs adolescentes e sempre os tratei com respeito e responsabilidade. Quando ela me viu começou a chorar, a abracei e desci com ela e sua mala para a recepção do hotel. Na frente do gerente, pedi a ela que nos desse o telefone do seu pai. Nesse tempo, o gerente já havia chamado alguém da polícia local. Eu fiz de tudo para a menina não se assustar, ela me deu o telefone do pai, ligamos e ele foi até o hotel buscar sua filha. No final tudo deu certo. Eu ainda os convidei para irem ao meu show e foram, pai, mãe e filha.
Enviado em 22/10/2024 às 19:42 por: Bárbara / Amélia Rodrigues - BA
Olá Bárbara, que bacana saber disso. Não posso colocar meu telefone aqui mas coloco meu e-mail através do qual podemos nos comunicar. ernestojr@me.com
Enviado em 22/10/2024 às 13:01 por: MARCIO BELTRAO DE CARVALHO / Picos - PI
Marcio, naquela época viajávamos bastante e fazíamos uma profusão de shows rodando muito todo o Brasil. Não consigo me lembrar mas sei que deve ter sido muito bom. Seja muito feliz, obrigado pela pergunta.
Enviado em 22/10/2024 às 08:45 por: Brunna Pedroza "Andrade" / Natal - RN
Bru, não tenho a menor condição de relembrar aquela noite maravilhosa e não me emocionar. Eu havia saído da primeira internação de 6 meses do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo em outubro do ano anterior 2013. Na época, ainda havia na mídia uma série de reportagens a meu respeito, a grande maioria fake news pois aproveitaram a minha situação no hospital para atrair curiosos e audiência. Inventaram, portanto, muitas mentiras como "Netinho está com câncer no fígado" (eu nunca tive câncer), entre outras barbaridades apenas para ganharem audiência. Um blogueiro de São Paulo chegou a afirmar no seu blog que eu havia morrido. Completa falta de responsabilidade já que o Hospital emitia boletins diários com a verdade sobre meu tratamento e recuperação. Como muitos jornais e blogueiros afirmavam naquele momento que eu jamais voltaria a cantar, eu decidi voltar a morar no Rui de Janeiro, onde morei em 2012, e montei um show completo de 3h de duração. Montei banda, escrevi o roteiro, escolhi um grupo enorme de bailarinos, etc. e ensaiamos durante muitos meses. Eu queria fazer um show grande no Rio de Janeiro para avisar a mídia que eu voltaria a canta em breve e acabar com as fake news que eram divulgadas em profusão. Na época eu ainda sofria de tontura e enjoos muito fortes e sentia um peso enorme na cabeça. Ainda assim, fiz tudo.
O show aconteceu no imenso Metropolitan, no Rio, e atraiu fãs e amigos meus de todo o Brasil. Eu chorei praticamente todo o show pois cada rosto reconhecia na platéia me emocionava. Mesmo assim consegui cantar tudo e no final eu montei uma banda de fanfarra que subiu no palco tocando, desceu do palco para a platéia se misturando ao público, e os levou até o estacionamento do Metropolitan. Foi lindíssimo e no final fiquei por mais de uma hora no camarim recebendo nas e amigos, torando fotos e dando autógrafos até que passei mal e tive que ser levado de volta ao Hospital Sírio-Libanês em São Paulo.
Imagine a profusão de emoções que passou por meu coração e por minha mente desde o início do show até o tempo que fiquei no camarim. Foi lindíssimo e agradeço eternamente a todos os meus queridos que foram lá. Te amo!
Enviado em 22/10/2024 às 07:18 por: Eva Cristina / Santa Bárbara - MG
Não Eva. Nesse momento, acabei de abrir a minha agenda para shows no pré-carnaval, carnaval e ressaca do carnaval 2025. Vá acompanhando as minha redes sociais e verá os shows à medida que forem sendo contratados.
Enviado em 21/10/2024 às 20:29 por: Danniel Montenegro / Natal - RN
Danniel, que pergunta interessante. Vou lhe dizer como enxergo o assunto: Eu fiz parte de todo o começo do Axé Music, fui um dos responsáveis pelo boom do Axé pelo Brasil e pelo mundo e sigo até hoje mantendo a minha originalidade musical e o estilo musical. Estive, portando, dentro do que se chama de Axé Music.
Entendo que o Axé Music morreu há muito tempo. Entendo que ele vive hoje nos meus shows e nos shows de poucos artistas baianos que viveram aquela época e que ainda estão vivos e atuando fiéis à essência original do Axé. Quando formos daqui, ninguém mais ouvirá em shows o Axé original, o Axé RAIZ.
O axé que se faz desde 2012, sobretudo, não é Axé de verdade. É uma corruptela do Axé original e que engana muita gente que "come gato por lebre", essa é a. verdade.
Respondendo a sua segunda pergunta. O Axé nunca foi igual ao Sertanejo, por exemplo, onde os artistas da antiga, os seus grandes artistas, inteligentemente souberam promover novos artistas sertanejos. Isso foi no início pois hoje o estilo também se perdeu promovendo uma música sertaneja fria, triste, enjoada, sem estilo e cheia de vozes muito feias. Falo sem citar qualquer artista. O Axé não teve essa inteligência emocional e isso se deve aos antigos empresários dos anos 80 e 90 que pensavam apenas em si e no seu, nunca holisticamente em relação ao estilo Axé Music. Deu no que deu, destruíram o Axé original. Pra você ter uma ideia, houve um fato nos 90, e isso é público, que um empresário pagou rádios para não tocarem músicas de uma cantora solo que havia deixado de ser a cantora da banda do seu Bloco. Imagine. Isso, muitos não sabem, foi o Axé Music: cada um por si e Deus por todos, apesarem de alguns na midia tentarem ROMANTIZAR a história do axé apagando da história da Bahia a falta de Inteligência Emocional que muitos empresários e artistas do Axé nunca tiveram.
Há muito mais que eu poderia relatar aqui mas ficaria um texto gigante. E eu não posso mentir pois estive dentro do Axé e vi tudo.
Enviado em 21/10/2024 às 12:20 por: Rejane Monteiro / Natal - RN
Rejane, para seu entendimento, o Carnatal sempre teve donos. Nunca pertenceram aos artistas que fizeram o seu brilho lá na época dos 90 e 2000. E quem decidia e decide que artistas cantavam e cantam no Carnatal são seus donos e não os artistas. Entendeu?
Veja bem, a marca Bikoka me pertence e sempre fiz ótimas parcerias com meu amigo potiguar o empresário André de Paula mas para que retornemos atualmente o Bloco Bikoka ao Carnatal, DEPENDE da nossa vontade, minha e dele, e o PRINCIPAL, da vontade dos donos atuais do Carnatal. Quem MANDA no Carnatal são os donos atuais do Carnatal. Entendeu?
Enviado em 21/10/2024 às 09:53 por: Kaline / Aracaju - SE
Kaline, saiba que meu sentimento por você é o mesmo que você tem em relação a mim. Foco muito feliz por saber que seu filho Ramon, meu querido, fica feliz quando ouve e dança as músicas que gravei. Por conhecer você e seu filho e por saber do seu amor e cuidado por ele, fico ainda mais feliz! Obrigado!